+ 17/10/2011 - Unicafes participa de encontro da Agricultura em Madri


Atividade foi organizada pela AgriCord


Autor: www.agricord.org
Foto - Clique para ampliar

 

Cerca de 40 representantes de organizações de agricultores de 26 países da África, América Latina, América do Norte, Ásia e Europa reuniram-se nos dias 13 e 14 de outubro, em Madri – Espanha, para participarem da Assembleia Geral da AgriCord, a qual é uma rede de "agro-agências" – organizações não-governamentais de cooperação – para o desenvolvimento dos agricultores e membros rurais. A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) esteve representada pelo Coordenador da Unicafes Santa Catarina, Genes da Fonseca Rosa, e pelo representante da Unicafes Paraná, Luiz Levi Tomacheski.
O encontro tratou sobre os preços dos alimentos e produtos agrícolas, visando o fortalecimento das organizações rurais. Esta questão foi abordada em consonância com o tema do Dia Mundial da Alimentação 2011, o qual trata “Plano de ação sobre a volatilidade dos preços dos alimentos e dos produtos agrícolas”, aprovado pelos Ministros da Agricultura do G20 em 23 de junho de 2011, em Paris. A proposta do encontro foi chamar os Governos dos países em desenvolvimento para apoiarem o fortalecimento das organizações de agricultores. Este chamado está proposto no plano de ação mundial denominado “Farmers Fighting Poverty” que trabalha com 61 países em desenvolvimento, apoiando mais de 160 organizações de agricultores.
Conforme descreve Fonseca Rosa, o encontro foi muito positivo porque abordou questões relacionadas ao fortalecimento da agricultura e da segurança alimentar. “A inclusão do Brasil nestas discussões demonstra o importante papel da agricultura familiar brasileira no combate a pobreza e a miséria. A Unicafes está engajada nesta temática e vai avaliar as formas para fortalecer as suas cooperativas e contribuir no combate a fome e miséria no país”, finaliza. 
 
AgriCord
 
* Criada em 2003, a AgriCord é uma rede de "agro-agências" que visa minimizar a pobreza e integrar organizações de agricultores da Bélgica, Canadá (Quebec), Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha e Suécia. A entidade coopera com organizações de mulheres rurais, jovens agrários, cooperativas e empresas agrícolas. Os organizações que aderem e apoiam o "Farmers Fighting Poverty" possuem a convicção de que só trabalhando juntos os agricultores podem quebrar seu isolamento, inserir-se no mercado local e sair da pobreza.
 

UNICAFES Santa Catarina | Fone 49 3361-4878
Rua Esparta, 46 E - Sala 3 | Centro | Chapecó - SC | CEP 89805-025 | unicafe@unicafesc.com.br | CONTRATO 0223239-74/2007 | COOPERATIVA CENTRAL BASE DE SERVIÇOS SERRANA