+ 22/05/2017 - ENCONTRO DE LIDERANÇAS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE SC



O Encontro de Lideranças da Agricultura Familiar de Santa Catarina foi realizado nos dias 18 e 19 de maio na linha Colônia Bacia, interior de Chapecó e reuniu cerca de 500 líderes, autoridades políticas e convidados para debater o futuro da agricultura no estado e no país. O evento foi organizado pelo Fórum Estadual de Entidades da Agricultura Familiar, composto pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na agricultura familiar de Santa Catarina (FETRAF/SC), Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidaria (CRESOL CENTRAL), Sistema de Cooperativas de Interação Solidária (CRESOL SICOPER), Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (APACO), União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Santa Catarina (UNICAFES/SC), Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (COOPERHAF) em parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e Frente Brasil Popular Oeste.

O primeiro dia foi marcado por duas importantes mesas de debate. A primeira com o professor e economista Marcio Pochmann, que falou sobre a ofensiva do capital sobre a Classe Trabalhadora e suas consequências políticas e econômicas.  A segunda, com o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, que falou sobre Desenvolvimento Rural Sustentável: nossos desafios e perspectivas.

No segundo dia, as lideranças participaram de oficinas realizadas com o objetivo de sanar dúvidas e nortear o documento de encaminhamentos elaborado ao final do evento. As temáticas abordadas foram: Políticas Públicas - Perspectivas e desafios para Agricultura Familiar; Desenvolvimento Sustentável: Desafios e alternativas para nosso projeto no campo; O Papel da Agricultura Familiar e suas Organizações Políticas e econômicas no desenvolvimento, na inovação, no trabalho com a base, na auto sustentação e na representação.

 

UNICAFES Santa Catarina | Fone 49 3361-4878
Rua Esparta, 46 E - Sala 3 | Centro | Chapecó - SC | CEP 89805-025 | unicafe@unicafesc.com.br | CONTRATO 0223239-74/2007 | COOPERATIVA CENTRAL BASE DE SERVIÇOS SERRANA