+ 12/12/2011 - Unicafes participa de reunião da REAF


Encontro reuniu entidades da agricultura familiar dos países do Mercosul


Autor: www.mda.gov.br Autor: www.mda.gov.br
2 fotos - Clique para ampliar

 

Entre os dias 6 e 9 de dezembro, a cidade de Minas, no Uruguai, sediou a XVI Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf). No encontro, foram discutidos acordos comerciais e como esses podem afetar as políticas da Agricultura Familiar. Também foram tratadas negociações comerciais sobre o Protocolo de Contratações Públicas do Mercosul e sobre o acordo Mercosul-União Europeia, o qual tem um potencial impacto no desenvolvimento de políticas públicas diferenciadas para a Agricultura Familiar dos países do bloco e precisam ser acompanhadas. O encontro reuniu diversas lideranças que atuam com a agricultura familiar, entre elas representantes do Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Venezuela e Argentina.
Entre as entidades e organizações brasileiras, esteve presente o Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, o Secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Rodrigues Souza, e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), representada pelo Coordenador da Unicafes – SC, Genes da Fonseca Rosa. Segundo Fonseca Rosa, o encontro discutiu também questões relacionadas a comercialização, compras públicas, meio ambiente, aquecimento global e leis da agricultura familiar. “Através dos debates foi possível entender que é viável a comercialização de produtos da agricultura familiar entre os países do Mercosul. Neste sentido, acontecerão novas reuniões que ressaltam a importância de discutirmos ações relacionadas a este setor”, aponta.
Na avaliação do chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial (AIPC) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Francesco Pierri, o fato de a Reaf, como organismo do Mercosul, demonstrar interesse em abordar o tema das negociações comerciais é algo extremamente relevante. “É mais uma etapa de avanço nessa grande caminhada rumo a um Mercosul social e participativo, uma vez que a Reaf abriga não apenas os governos, mas as organizações dos produtores da Agricultura Familiar do bloco”, acrescentou.
 
Sobre a REAF
 
A Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF) foi uma iniciativa política do Governo Brasileiro inserida num contexto de reorientação da política externa, voltada para a integração regional e maior aproximação com os países em desenvolvimento. Iniciada em 2004, a Reaf tem o intuito de inserir a agricultura familiar no processo de integração regional por meio do fortalecimento das políticas públicas e da geração de renda pela facilitação do comércio dos produtos da agricultura familiar.
Enfoca suas ações na ideia da integração ampla, que seja comercial e econômica, mas que seja também social e cultural. A Reaf entende que a integração regional deve ser um instrumento em busca de melhor qualidade de vida das populações e de crescimento  do ponto de vista econômico, social e do equilíbrio ambiental. O rumo esperado é o de um Mercosul ampliado geográfica e socialmente, integrado com oportunidades e democratizado pela participação social.
 

UNICAFES Santa Catarina | Fone 49 3361-4878
Rua Esparta, 46 E - Sala 3 | Centro | Chapecó - SC | CEP 89805-025 | unicafe@unicafesc.com.br | CONTRATO 0223239-74/2007 | COOPERATIVA CENTRAL BASE DE SERVIÇOS SERRANA