+ 02/07/2012 - Cresol Central e Unicafes participam da III Feira Sustentáve



Autor: Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho Autor: Prefeitura de Joinville
2 fotos - Clique para ampliar

A 3ª edição da Feira Estadual da Agricultura Familiar, Economia Solidária, Pesca, Reforma Agrária e Energias Renováveis foi realizada, em Joinville – SC, no período de 29 de junho a 01 de julho. O evento apresentou programação diversificada, com a comercialização de produtos da agricultura familiar, espaço para debates, atividades de capacitação e culturais. A exposição reuniu, cerca de, 250 expositores, oriundos de diferentes municípios do Estado, que disponibilizaram produtos como biscoitos, pães, defumados, geleias, polpa de frutas e produtos de artesanato.
Além disso, grupos de agricultores familiares e da economia solidária participaram da feira e mostraram trabalhos desenvolvidos por meio de processos sustentáveis e baseados na preservação do meio ambiente. Entre as instituições participantes estiveram a Cresol Central e a Unicafes/SC, representadas, respectivamente, por Affonso Flach e Genes da Fonseca Rosa.
As instituições colaboraram na apresentação de dois painéis temáticos, realizados no dia 30 de junho, que abordaram o crédito para a agricultura familiar e o panorama da Unicafes. Conforme Flach, é fundamental participar de eventos como este para fortalecer o cooperativismo. “Estes debates aproximam organizações cooperativistas, poder público, universidades e entidades da economia solidária, proporcionam a discussão dos desafios e a construção de encaminhamentos conjuntos, como o Seminário do Cooperativismo Solidário, em 2013. Além disso, a feira possibilitou a apresentação do trabalho realizado pelo Sistema Cresol Central no crédito para a agricultura familiar a um conjunto de organizações onde o sistema Cresol ainda não está presente ”, aponta
De acordo com Rosa, o engajamento da Unicafes/SC neste evento também foi positivo. “O intuito de nossa participação foi motivado pela presença de diferentes cooperativas e dirigentes que, além de expor seus produtos, estavam dispostos a adquirir conhecimentos sobre cooperativismo, economia solidária e crédito para agricultura familiar”, ressalta.
A 3ª Feira Sustentável de Santa Catarina aconteceu no Expocentro Edmundo Doubrawa e foi realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Prefeitura de Joinville.

Assessoria de Comunicação da Cresol Central

UNICAFES Santa Catarina | Fone 49 3361-4878
Rua Esparta, 46 E - Sala 3 | Centro | Chapecó - SC | CEP 89805-025 | unicafe@unicafesc.com.br | CONTRATO 0223239-74/2007 | COOPERATIVA CENTRAL BASE DE SERVIÇOS SERRANA