+ 17/07/2012 - Unicafes Santa Catarina realiza Congresso



Autor: Unicafes SC Autor: Unicafes SC
2 fotos - Clique para ampliar

A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Santa Catarina (Unicafes Santa Catarina) realizou nos dias 10 e 11 de julho o Congresso Unicafes SC, em Lages (SC). Contando com 66 participantes, que representaram 55 cooperativas afiliadas, o encontro contemplou palestras, assembleia geral ordinária, planejamento das novas ações e eleição do Conselho de Administração.
A atividade contou com a apresentação de duas palestras, sendo que o Assessor Jurídico da Unicafes Nacional, Daniel Rech, explanou aos participantes sobre o Marco Legal e a Lei do Cooperativismo. Já o Assessor Técnico do Deser, Amadeu Bonatto, contextualizou a agricultura familiar no cenário brasileiro, destacando o papel do cooperativismo para o desenvolvimento do setor.
Durante o Congresso, a Unicafes realizou a eleição da nova Diretoria Executiva. A nova gestão será conduzida por Genes da Fonseca Rosa como Presidente (de Chapecó),  Dirlei Francisco Bertocchi como Vice-presidente (de São Miguel do Oeste), Lúcia Meckel Doering como Secretária (de Agrolândia), José Silva como Tesoureiro (de Apiúna) e Sandra Bergamin como Secretária de Formação (Cordilheira Alta).
O presidente da Unicafes SC descreve que o Brasil possui poucas cooperativas constituídas se comparado a outros países como o Canadá e a Itália, e que no Ano Internacional das Cooperativas é pertinente debater a importância deste setor para o desenvolvimento do país. “Os debates trazidos no encontro trataram questões relevantes para as cooperativas, especialmente sobre quais ferramentas são necessárias para o fortalecimento das mesmas”. Rosa destaca que uma cooperativa depende da outra, e por isso a Unicafes procura agregar estas organizações para haver uma representação fortalecida das cooperativas da agricultura familiar.

UNICAFES Santa Catarina | Fone 49 3361-4878
Rua Esparta, 46 E - Sala 3 | Centro | Chapecó - SC | CEP 89805-025 | unicafe@unicafesc.com.br | CONTRATO 0223239-74/2007 | COOPERATIVA CENTRAL BASE DE SERVIÇOS SERRANA